segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

O FRUTO DA SABEDORIA: O que significa ser uma pessoa sábia?

“Quem é sábio e tem entendimento entre vocês? Que o demonstre por seu bom procedimento, mediante obras praticadas com a humildade que provém da sabedoria. Contudo, se vocês abrigam no coração inveja amarga e ambição egoísta, não se gloriem disso, nem neguem a verdade. Esse tipo de "sabedoria" não vem do céu, mas é terrena, não é espiritual e é demoníaca. Pois onde há inveja e ambição egoísta, aí há confusão e toda espécie de males” Tiago 3. 13 – 16.

Tiago falou nos versículos 1 a 12 sobre o poder da língua: ela tem o poder de dirigir (freio e leme), o poder de destruir (fogo e veneno) e o poder de deleitar (fonte e fruto).  Agora, Tiago fala sobre a sabedoria para lidar com as circunstâncias e com as pessoas. Assim como o rei Salomão pediu sabedoria para Deus, nós também podemos pedir.

O que é sabedoria? Sabedoria é o uso correto do conhecimento. Uma pessoa pode ser culta e tola. Hoje se dá mais valor à inteligência emocional do que à inteligência intelectual. Uma pessoa pode ter muito conhecimento e não saber se relacionar com as pessoas. Ela pode ter muito conhecimento e não saber viver consigo e com os outros. Segundo o Reverendo Hernandes Dias Lopes, “Cristo não foi um mestre da escola clássica. Ele ensinou os seus discípulos na escola da vida. Ensinar a sabedoria é mais importante do que apenas transmitir conhecimento”.

Tiago está contrastando dois diferentes tipos de sabedoria: a sabedoria da terra e a sabedoria do céu. Qual sabedoria governa a sua vida? Por qual caminho você está trilhando? Que tipo de vida você está vivendo? Que frutos esse estilo de vida está produzindo? A sua fonte é doce ou salgada? Tiago mostra, também, que essa sabedoria se reflete nos relacionamentos. Sábio é aquele que é santo em caráter, profundo em discernimento e útil nos conselhos.

Para você, o que significa ser uma pessoa sábia?  Tiago havia falado do uso correto da língua, agora ele passa a falar do uso correto da sabedoria. Tiago pergunta para os seus irmãos: “Quem é sábio e tem entendimento entre vocês?” Essa pergunta leva ao auto análise! Tiago diz que o sábio tem um bom procedimento e pratica obras com humildades.

Agora Tiago passa a falar de dois frutos terríveis da sabedoria terrena. Sendo, a inveja e a ambição, que não provem de um coração transformado. A inveja tira a humildade e torna a pessoa mais arrogante e menos sábia. Tiago diz que esse tipo de sabedoria não vem do céu, más é terrena, é demoníaca. Quando deixamos de ser sábios, pela vontade de Deus, nos tornamos sábios pela vontade do mundo. Ser sábio pela vontade do mundo é agir segundo o mundo pensa e não como agrada a Deus.

Platão dizia que “se você quer conhecer uma pessoa de verdade? Dê poder a ela”. O poder corrompe as coisas mais puras que a gente pode carregar no coração. A falsa sabedoria é aquilo que faz agente valorizar coisas como inveja e ambição egoísta. Essa é a sabedoria terrena, que conduz o homem pela inveja e ambição. A ambição que é egocêntrica, centrada no eu que destrói o homem. Por isso, Tiago diz que um homem invejoso e ambicioso, causa confusão. Quando nos falta sabedoria, agimos errado e as confusões aparecem.

Portanto, precisamos ser sábios para sermos benção para nós e para os outros. Você tem desfrutado e vivido dessa sabedoria celestial ou sua sabedoria é terrena? O pastor Marcelo Gomes dizia: “Faz diferença ser sábio. O sábio é diferente. Pondera, mostra firmeza de postura e inspira segurança. Não é infalível, nem auto confiante, mas aprendeu a controlar sua ansiedade e a orientar-se por convicções sólidas. Seus amigos, familiares e colegas de trabalho admiram-lhe a sobriedade e recorrem aos seus conselhos, sempre uteis e estimulantes, mesmo quando não se impõem sobre circunstâncias. Conversar com uma pessoa sábia não é sinônimo de solução ou exatidão, mas de acolhimento e encorajamento nas crises. O sábio não tem respostas prontas; tem luz”.

Paulo H. Cipriano
Capão Bonito, 22 de janeiro de 2018

Soli Deo Glória!

sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

NÃO É SOBRE O QUE EU FAÇO.

“Ela dará à luz um filho, e você deverá dar-lhe o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados. Tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que o Senhor dissera pelo profeta: "A virgem ficará grávida e dará à luz um filho, e lhe chamarão Emanuel" que significa "Deus conosco" Mateus 1. 21 – 23.

O evangelho significa boas-novas. O nascimento de Jesus é esse evangelho; a notícia de que o Filho de Deus veio para buscar o que estava perdido.
Ao olharmos para o texto bíblico, percebemos o relato do nascimento mais extraordinário que o mundo já conheceu. O Filho de Deus nasce de uma virgem. Imagino como estava a cabeço de Maria, sendo virgem, se achando grávida. E, como estava também a de José. Tanto é, que “José, sendo homem justo, não a querendo difamar, resolveu deixá-la secretamente” (1.19). Neste ínterim, muitos perdem a ideia central do texto bíblico, tirando os olhos de Deus Pai, o autor principal da cena e colocando os olhos apenas na virgem. Sendo assim, o erro em idolatrar Maria, mãe de Jesus, está exatamente nesse ponto. Porque o nascimento de Jesus não significa algo que Maria fez, uma vez que ela era virgem, mas, fala sobre algo que Deus fez. Por mais que Deus usou a virgem Maria para o nascimento de Jesus, isso não significa que a ela seja a glória, mas, somente a Deus Glória. O evangelho não é algo sobre o que eu faço, mas é um relato sobre o que já foi feito. “Essas narrativas do evangelho estão lhe dizendo não o que você deveria fazer, mas o que Deus fez. O nascimento do Filho de Deus no mundo é um evangelho, as boas-novas, uma proclamação. Você não se salva. Deus veio salvá-lo” Timothy Keller.
Por isso, que possamos olhar para esse nascimento virginal e glorificar a Deus por essa maravilhosa obra que Ele realizou no Filho, crendo que Jesus se tornou filho do homem para que nós nos tornássemos filhos de Deus.

Paulo H. Cipriano
Soli Deo Glória!

Carentes da justiça de Cristo

Lucas 15: 27-30 Este lhe respondeu: ‘Seu irmão voltou, e seu pai matou o novilho gordo, porque o recebeu de volta são e salvo’. ...